Organize sua vida financeira em 5 passos - Valor e Capital

Organize sua vida financeira em 5 passos

Veja como organizar suas contas e saiba como deixar sua vida financeira mais saudável seguindo algumas dicas essenciais

O primeiro passo para uma vida financeira equilibrada e saudável é entender seus ganhos e gastos mensais. Colocar isso tudo na ponta do lápis vai ajudar a identificar se o seu padrão de vida cabe no seu bolso, organizar suas despesas e adequá-las para que você tenha dinheiro para suas metas.

Antes de saber o quanto você ganha, é necessário descobrir pra onde vai todo seu dinheiro. Ou seja, organizar o que vai sair da sua conta as vezes é mais importante do que a quantia que vai entrar.

O primeiro passo para uma vida financeira saudável é conseguir traçar uma linha bem definida entre suas despesas essenciais, as não essenciais e os seus investimentos. Fazendo essa separação é até mais fácil fazer sobrar uma grana extra no final do mês.

O equilíbrio entre renda e despesa precisa sempre ser mais vantajosa e positiva do que negativa. Ter gastos além do que o valor que chega em sua conta, pode ocasionar em uma série de dívidas que posteriormente vira uma bola de neve grande demais pra se organizar rapidamente.

Iniciar uma vida financeira equilibrada exige conhecer e entender sua receita líquida mensal. Feito isso, é hora de listar todas as suas despesas, classificando-as em essenciais, não essenciais e investimentos.

Despesas Essenciais, Não essenciais e Investimentos.

Em despesas essenciais, inclua todas as necessidades básicas da sua vida, tais como alimentação, moradia, água, internet, energia, transporte. Já os gastos com lazer, como restaurante/delivery, assinaturas mensais, academias, cinemas ou salão de beleza são gastos não essenciais; ou seja, embora tenham sua importância, não configuram necessidade básica.

Por fim, na categoria investimentos ou Pendências inclua o valor que você destina mensalmente para suas metas (Reserva de Emergência, Quitação de Dívidas, Fundos Imobiliários, Previdência Privada, etc).

Agora é a hora da verdade: qual a porcentagem do seu salário você tem destinado para cada coisa? E no final do mês, qual o resultado da sua receita menos suas despesas e investimentos? Dentro de um orçamento ideal, as despesas essenciais correspondem a 50% da renda líquida total, 30% vai para despesas não essenciais e 20% da renda líquida total é destinada a investimentos.

Ao colocar na ponta do lápis, sua renda e suas despesas (essenciais, não essenciais e investimentos) se equivalem? Se sim, parabéns! Você está no caminho certo, mas se a resposta for não, não se desespere. Agora você tem consciência de como sua vida financeira funciona, é hora de começar a organizá-la.

5 passos para organizar sua Vida Financeira

1. Anote todos seus gastos

Pode ser no celular ou em um caderno, mas sempre anote seus gastos do dia, esse controle te ajudará na hora de fazer seu fluxo de caixa e caso não consiga ter o controle total, tenha um controle aproximado, afinal hábitos são criados aos poucos. Uma boa forma de acompanhar sua lista de gastos ocorre pagando tudo pelo cartão e acompanhando seu extrato pelo app do seu banco no celular.

2. Estabeleça Limites

Agora que você sabe como calcular suas despesas, estabeleça limites. Se os seus gastos essenciais ultrapassam os 50% ideal, reduza os gastos não essenciais e estabeleça, dentro do seu orçamento, o valor que pode ser gasto semanalmente.

3. Faça um balanço semanal

Todo início de semana, confira se os gastos reais estão de acordo com o previsto e com os limites estabelecidos. Organize os limites da semana seguinte também. 

4. Renegocie Dívidas

Caso você tenha acumulado dívidas em bancos ou instituições financeiras e afins, negocie o valor e as parcelas, para que estas se enquadrem no seu orçamento e você possa ter o controle de quando a dívida chegará ao fim.

5. Cartão de Crédito

Tenha em mente que o cartão de crédito é um veículo de pagamento, dessa forma, os gastos no seu cartão de crédito também devem ser categorizados entre essenciais e não essenciais e respeitar os limites estabelecidos.

Realizar esse planejamento e controle financeiro toda semana é algo que demanda tempo e esforço, mas é algo que compensa. Uma vida financeira saudável é feita de hábitos e decisões com foco no longo prazo.

É isso aí, após ter o controle da sua vida financeira e também do seu tempo, tudo fica mais fácil e até pode caber uma renda extra ou até um planejamento melhor para aquela viagem no final do ano e dessa forma tudo fica mais fácil e saudável na sua vida.

Atenção!

Valor e Capital é um site meramente informativo visando enriquecer os nossos usuários com conteúdo financeiro, não somos ligados a nenhuma empresa e não realizamos sugestões de compra ou venda de ativos, não compartilhe informações pessoais nos comentários.

Clique nos botões abaixo para compartilhar:
Elisa Fernandes
Elisa Fernandes
Artigos: 13

0