O que significa ''IPO'' de uma empresa? - Valor e Capital

O que significa ”IPO” de uma empresa?

Veja agora o que significa IPO de uma empresa e saiba como elas funcionam dentro do mercado financeiro e como lucrar em cima dessa transação

mercado de ações traz consigo um vocabulário muito amplo e até um pouco complexo para as pessoas que nunca estudaram esse tema. Um dos conceitos que poucos iniciantes conhece é a respeito da IPO e o porquê das empresas optarem por essa estratégia.

As Ofertas Públicas Iniciais (IPOs) representam um marco crucial na jornada de uma empresa, marcando o momento em que ela se torna acessível ao público investidor.

Essas operações não apenas fornecem à empresa uma fonte vital de capital para financiar seu crescimento e expansão, mas também oferecem aos investidores a oportunidade de se tornarem parte integrante do sucesso futuro da empresa desde o início.

A sigla em inglês IPO – ”Initial Public Offering” ou ”Oferta Pública Inicial” ficou muito conhecida nos últimos anos devido ao aumento significativo do número de investidores na Bolsa de Valores brasileira.

Para os investidores iniciantes, esse termo é comum ao ler os conteúdos financeiros: ”Empresa X faz IPO e levanta 1 Bilhão de Reais”; “IPO da Empresa Y é adiado por conta da crise sanitária proveniente do Covid-19”. Mas, o que é um IPO? Por que as empresas decidem abrir seu capital na bolsa de valores?

Vale a pena entrar em um IPO? A Valor & Capital compilou as principais informações provenientes desse tema de forma clara e objetiva e trouxe para você! Confira abaixo e boa leitura!

IPO – (Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial).

Acima de tudo, a Oferta Pública Inicial é um evento que determina o início de uma empresa no mercado de ações, ou seja, quando uma empresa abre o seu capital para que novos investidores se tornem sócio delas.

Ao se tornar uma companhia de capital aberto, a empresa disponibiliza um pedaço do seu negócio através das ações(os famosos papéis), que são negociadas durante o pregão da Bolsa de Valores brasileira, a B3. 

É bastante comum notarmos que as empresas que tomam essa decisão são bastante sólidas e que estão em um certo nível de maturidade em seus negócios, porém, com possibilidades de crescimento bem grandes. 

Por que as empresas fazem IPOs?

Antes de entrarmos nesse mérito, precisamos entender que o processo de IPO não é tão simples e pode ser relativamente caro. As empresas demoram em média um ano ou mais até ”organizar a casa” para fazer a abertura de capital.

Elas passam por um crível externo e precisam cumprir com uma série de requisitos fiscais, financeiros, de governança corporativa, de estrutura societária, entre outros, até que esteja em conformidade com os órgãos competentes para fazer o seu registro e ser listada na bolsa. 

Se o processo é tão complexo como parece ser, por que as empresas ainda sim decidem abrir capital?

Listamos dois motivos que consideramos principais para uma empresa:

1. Captação de Recursos

Sendo considerado o principal motivo para a abertura de capital, captar recursos no mercado é sem dúvidas o que mais atrai as empresas a tomar tal decisão. Fazer novas aquisições, internacionalização, investimentos em novos produtos e serviços, melhoria de processos, contratações, são algumas das possibilidades que as empresas vislumbram ao abrir o seu capital na bolsa de valores. 

2. Imagem 

A reputação de uma empresa é sem dúvidas um dos maiores desafios para qualquer negócio. Manter a sua imagem e credibilidade em tempos digitais tornou-se necessário para conseguir alcançar resultados duradouros e saudáveis no longo prazo.

Dessa forma, a abertura de capital traz uma responsabilidade muito grande no que tange os resultados e operações da empresa, visto que a mesma precisa manter um contato direto com os seus acionistas e investidores. 

O mercado pode enxergar isso com bons olhos já que uma companhia de capital aberto apresenta um grau de transparência e governança corporativa muito mais elevadas que seus concorrentes não listados. Reconhecimento e visibilidade da mídia se tornarão mais frequentes de acordo com as ações e estratégias adotadas pela empresa.

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Leonardo Augusto
Leonardo Augusto
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