Veja agora o que são Fundos Imobiliários, e saiba porque investir no mercado imobiliário é uma das melhores formas de se iniciar no mercado de investimentos
Ao longo dos anos, sempre ouvimos que investir no mercado imobiliário é uma boa ideia (e de fato, é). Porém, também sabemos que para investir em imóveis, é necessário que tenhamos um grande capital disponível para investimento neste tipo de segmento, além de outras burocracias que envolvem o processo de compra (ou construção) de um imóvel – o que acaba se tornando uma barreira de entrada para investidores que dispõem de pouco capital.
Você tem vontade de investir no mercado imobiliário, mas não tem dinheiro suficiente para adquirir um imóvel? Então este artigo será do seu interesse, já que explicaremos como funciona o investimento em Fundos Imobiliários (FIIs).
Um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é um modelo de investimento que tem seu foco no mercado de imóveis. Os recursos financeiros de um fundo imobiliário são administrados por uma gestora de investimentos, na qual ela é responsável pela captação de recursos e gestão do seu patrimônio.
O objetivo de um fundo imobiliário é de arrecadar recursos para comprar ou construir imóveis, ou até mesmo investir em ativos de dívida imobiliária, como Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI).
Este tipo de investimento é feito em forma de cotas. Ou seja, ao comprar uma cota de um fundo imobiliário, você se torna dono de uma pequena parte de um ou vários imóveis que fazem parte daquele fundo.
Você não precisará se preocupar com gastos em manutenção, impostos, ou toda a burocracia envolvida na aquisição de um imóvel, pois a gestora deste fundo ficará encarregada de todo o processo, e estes custos já serão descontados dos rendimentos que os imóveis que compõem este fundo gerarão.
Falando em rendimentos, este é um dos pontos que tornam este tipo de investimento tão atraente para os investidores. Ao adquirir cotas de um fundo imobiliário, você receberá proventos mensais dos imóveis que fazem parte do fundo, já descontados os custos de manutenção e administração.
Em outras palavras, você receberá aluguéis mensais no valor proporcional ao número de cotas do fundo imobiliário que você tem em sua carteira de investimentos – e o melhor: isento de imposto de renda.
Tipos de Fundos Imobiliários
Os FIIs são divididos em três categorias. São as seguintes:
Fundos de tijolo: os investimentos neste tipo de fundo são alocados em imóveis físicos, sejam eles comerciais (lajes corporativas, agências bancárias, galpões logísticos, etc) ou residenciais. Fundos do tipo tijolo tendem a se valorizar com a valorização de seus imóveis.
Fundos de papel: os investimentos neste tipo de fundo são alocados em dívidas imobiliárias, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras Hipotecárias (LH). Fundos do tipo papel tendem a se valorizar com os pagamentos dos juros definidos no momento do empréstimo do capital a empresas do setor imobiliário para que financiem suas atividades.
Fundos híbridos: os investimentos neste tipo de fundo são alocados tanto em imóveis quanto em dívidas imobiliárias. A valorização dos fundos do tipo híbrido são uma mescla dos fundos do tipo tijolo e do tipo papel.
Como comprar fundos imobiliários?
Para comprar cotas de fundos imobiliários, é necessário ter uma conta em uma corretora de valores, já que as cotas são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3 – Brasil, Bolsa, Balcão). Se você já possui uma conta em uma corretora, basta você digitar o código do fundo imobiliário que deseja adquirir cotas e enviar a ordem de compra por meio do seu home-broker (programa que a corretora disponibiliza para seus clientes enviar ordens de compra e venda de ações pela internet).
Nos próximos artigos, explicaremos como analisar os fundos imobiliários para uma melhor tomada de decisão de investimento.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os seus familiares e amigos que estão ingressando no mundo dos investimentos e ajude mais pessoas com informações de qualidade! Vamos juntos desmistificar o mercado de ações e o universo financeiro em busca de um futuro promissor para o Brasil.
Atenção!
Valor e Capital é um site meramente informativo visando enriquecer os nossos usuários com conteúdo financeiro, não somos ligados a nenhuma empresa e não realizamos sugestões de compra ou venda de ativos, não compartilhe informações pessoais nos comentários.