Veja tudo sobre o Vale Gás e como saber se você tem direito a este benefício para comprar gás de cozinha com muito desconto
O Vale Gás, ou Auxílio Gás, é uma iniciativa do governo que teve seu início em 2021 mas que teve alguns ajustes e ampliações ao longo dos anos, e ganhou ainda mais destaque durante a pandemia quando foi utilizado como uma medida emergencial para enfrentar os desafios econômicos e sociais decorrentes das complicações com a COVID-19.
O programa consiste na distribuição de vouchers ou cartões pré-pagos destinados à compra de botijões de gás de cozinha, com o foco primordial nas famílias brasileiras de baixa renda.
A proposta visa oferecer um alívio financeiro direto às camadas mais vulneráveis da população, que frequentemente enfrentam dificuldades para arcar com os custos do gás de cozinha, cujo preço tem apresentado um aumento significativo nos últimos anos.
Ao fornecer assistência direta para a compra de gás de cozinha, o programa busca garantir que as famílias de baixa renda possam continuar preparando suas refeições de maneira segura e adequada, sem comprometer ainda mais o orçamento doméstico.
Esse tipo de iniciativa do governo demonstra uma preocupação genuína em atender às necessidades básicas da população em tempos de crise, demonstrando sensibilidade social e responsabilidade governamental.
Pode ser do seu interesse:
- Bolsa Atleta: como solicitar o benefício
- Voa Brasil: como participar e emitir passagens
- ID Jovem: como solicitar o benefício
No entanto, o Vale Gás também tem gerado debates e discussões sobre sua eficácia e alcance. Alguns questionam a abrangência do programa, levantando preocupações sobre a quantidade de beneficiários e a distribuição equitativa dos vales.
Além disso, há quem argumente que medidas mais estruturais e duradouras são necessárias para enfrentar as desigualdades socioeconômicas de forma mais ampla e eficaz, além de garantir a segurança alimentar e energética das famílias de baixa renda a longo prazo.
Entretanto, apesar das controvérsias, a iniciativa Vale Gás tem ajudado muitas famílias no que diz respeito à alimentação. Dar mais dignidade alimentar à população é um dever do governo federal, e iniciativas como o Auxílio Gás, consegue contribuir muito e de forma bastante positiva.
Veja adiante alguns detalhes a respeito do funcionamento do programa e de como conseguir se cadastrar para conseguir seu Vale Gás.
Índice Rápido:
Como surgiu o programa
O Auxílio Gás foi criado pela Lei nº 14.237, no dia 19 de novembro de 2021, e regulamentada pelo Decreto nº 10.881 no dia 2 de dezembro de 2021, em prol da diminuição do efeito do elevado preço do gás de cozinha sobre as famílias de baixa renda.
Inicialmente o programa se propunha a pagar a cada dois meses 50% do valor médio do botijão de gás. Ou seja, vamos dar o exemplo de como funciona na prática o Vale Gás:
- Suponhamos que atualmente o valor médio do botijão seja de R$ 102,48.
- Portanto, o valor recebido por família a cada dois meses era de R$ 51,24.
Entretanto, em novembro de 2023 o Vale Gás obteve uma melhoria pros seus beneficiários.
Também pode fazer sentido para você:
- Pagamento por aproximação: é seguro?
- Melhores Cartões de Crédito para Acumular Milhas Aéreas no Brasil
- Os 7 Melhores Cartões de Crédito do Brasil: Uma Análise Detalhada
Ajuste do programa em 2023
Os ajustes feitos através de uma medida provisória no final de 2023, garantiu aos beneficiários do programa um adicional de 50% sobre o valor do gás, ou seja, agora as famílias cadastradas no programa vão receber a cada dois meses o valor integral do botijão de gás.
Essa iniciativa e adicional no valor antes beneficiado, é uma forma de garantir ainda mais o orçamento das famílias de baixa renda, e garantir mais dignidade no que tange à alimentação do brasileiro.
Importante lembrar que o valor depositado bimestralmente pode variar, uma vez que é fixado conforme preço de referência divulgado pelos órgãos responsáveis.
Como funciona o Vale Gás?
O Vale Gás é disponibilizado a cada dois meses ao beneficiário e corresponde a 100% do preço médio nacional do botijão de 13kg. Ou seja, em resumo esse benefício funciona da seguinte forma:
- O Vale gás é concedido a cada dois meses;
- O valor corresponde a 100% do preço médio nacional de um botijão de gás de cozinha de 13kg.
- Os dados utilizados para calcular o benefício são obtidos pelo Sistema de Pesquisa de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
- Os beneficiários precisam estar cadastrados no CadÚnico para serem agraciados pelo benefício.
- Os pagamentos são realizados através da estrutura do programa Bolsa Família.
Importante! Após sacar o valor, as famílias têm liberdade para utilizar o benefício na compra do gás onde desejarem.
Quem tem direito
De acordo com as regras do programa Vale Gás, podem ser beneficiários:
- Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capta igual ou inferior a meio salário mínimo;
- Famílias que recebem benefícios de programas de transferência de renda de diferentes esferas governamentais.
Atenção! Os benefícios do Programa Bolsa família não são considerados no limite de renda familiar mensal para os solicitantes do Auxílio Gás, ou seja, se você é beneficiário do Bolsa Família pode fazer a solicitação do seu Vale Gás também.
Critérios específicos de elegibilidade
- Famílias com membros residentes no mesmo domicílio que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), independentemente de estarem inscritas no Cadastro Único.
- Para famílias inscritas no Cadastro Único, o benefício do Auxílio Gás é pago ao Responsável Familiar, de preferência à mulher, indicada no cadastro.
- Para famílias não inscritas no Cadastro Único com beneficiários do BPC, o pagamento é feito ao titular do benefício assistencial ou ao seu Responsável Legal.
Como se cadastrar
Inscrição no Cadastro Único (CadÚnico):
- O primeiro passo é se inscrever no CadÚnico, um serviço gratuito que proporciona acesso aos programas sociais do governo.
- A inscrição é feita pessoalmente em um posto de atendimento na cidade onde a família reside.
Documentos Necessários:
- Documento com foto (como carteira de identidade ou carteira de trabalho).
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor.
- Comprovante de residência, preferencialmente a conta de energia elétrica.
- O responsável pelo cadastro deve fornecer as informações de todos os membros da família.
Atualização dos Dados:
- O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) destaca a importância de manter os dados do CadÚnico sempre atualizados.
Registro do Benefício:
- Após a inclusão da família no Programa, o benefício é registrado no sistema eletrônico com base nas informações do CadÚnico e nos bancos de dados do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Observação:
- É importante ressaltar que a inclusão no Cadastro Único não garante o recebimento imediato do benefício.
- Mensalmente, o programa identifica automaticamente as famílias que continuam cumprindo os critérios para inclusão e início do recebimento do benefício, de acordo com o orçamento disponível.
Impacto da iniciativa Vale Gás
Apesar das controvérsias, o Vale Gás representa um esforço concreto do governo federal para responder às demandas imediatas da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Seja como uma medida paliativa para amenizar os efeitos da crise ou como parte de uma estratégia mais ampla de assistência social, este programa destaca a necessidade urgente de políticas públicas voltadas para a proteção e o bem-estar das camadas mais desfavorecidas da sociedade brasileira.
Um dos pontos que mais gera controvérsias e criticas negativas é a respeito de quem deveria ou não estar recebendo o Vale Gás. Ou seja, é inegável que um programa com um impacto tão positivo na sociedade no geral precisa ter uma fiscalização melhor e mais criteriosa a respeito dos seus beneficiários.
Entretanto, é importante destacar que o benefício como um todo trouxe muitos impactos positivos às famílias de baixa renda e vulnerabilidade social, uma vez que garante mais dignidade na hora da alimentação.
E com esse impacto positivo sendo maior que o negativo, é preciso ter em mente que independente do benefício ou qual setor governamental seja, melhorar um programa e iniciativa é sempre uma opção melhor do que extingui-lo por completo.
Leia também: Conheça o Programa Brasil Sorridente